DEPENDÊNCIA QUÍMICA

Reconhecida como doença pela OMS - Organização Mundial da Saúde, a dependência química encontra no Bezerra de Menezes uma estrutura com recursos hospitalares modernos e aplicação de um programa de tratamento com metodologia especializada, visando os aspectos psicopedagógicos dentro de um protocolo terapêutico cognitivo e comportamental, utilizando as seguintes técnicas:

O Departamento de Dependência Química dispõe, além das acomodações (suítes) separadas em ala masculina e feminina, posto de enfermagem, sala de atendimento médico, quarto para atendimentos intensivos, sala de leitura, sala de estar, salas de atividades grupais, sala de palestras, áreas de lazer e campo de futebol.

Em nossa Unidade de Paulínia o tratamento é adaptado às características regionais, incluindo atividades hidroterápicas e laborterápicas.
O período de internação é adaptável à problemática do paciente.(saiba mais)

AVALIAÇÃO DE ADMISSÃO

Avaliação inicial pelo psiquiatra, com o objetivo de identificar queixa inicial e realizar o encaminhamento ao tratamento adequado.
Recomendada presença de familiares e responsáveis para autorizarem procedimentos, fornecerem ou confirmarem informações.
Nesta etapa, poderá ser solicitado parecer da equipe multiprofissional. (psicólogos, consultores em dependência química).

FAMÍLIA NO TRATAMENTO

As famílias têm espaço dentro dos tratamentos de transtornos mentais/emocionais e/ou dependência química.
Com programas estruturados para orientar estes familiares, o Bezerra esclarece sobre:

Através deste programa, levantam-se informações sobre a história passada, interações e dificuldades do cliente. Este recurso tem como objetivo nortear as ações de tratamento.

TRATAMENTO AMBULATORIAL INTENSIVO (GRUPAL)

Tratamento em regime ambulatorial para pessoas com uso indevido de substâncias psicoativas fase inicial ou intermediaria da síndrome.
Requisitos básicos para ingresso nessa modalidade de tratamento são as condições físicas e emocionais de manter-se em abstinência de substâncias psicoativas, segundo critérios médicos e da equipe multiprofissional .
O tratamento é realizado por meio de aprendizado sobre a natureza básica da dependência química, psicoterapia em grupo  e desenvolvimento da auto-estima dentro de um programa individual e personalizado.
Periodicidade: 2 sessões semanais com duração de 2h30, totalizando 36 sessões.

ETAPA DE MANUTENÇÃO GRUPAL

Etapa específica para dependentes químicos em recuperação que concluíram o tratamento ambulatorial e que almejam melhor qualidade de vida.
Tem como objetivo manter a abstinência de substancias psicoativas, melhorar as condições de sobriedade e desenvolvimento de viver saudável.
Periodicidade: 1 sessão por mês, totalizando 12 sessões com duração de 2h.

PSICOTERAPIA ESPECIALIZADA EM DEPENDÊNCIA QUÍMICA (INDIVIDUAL)

Realizada por profissionais credenciados em psicologia e especializados dentro do campo da dependência química.
Indicada para dependentes químicos que estejam vivenciando dificuldades específicas relacionadas a eventos traumáticos na sua história passada (abuso sexual na infância , conflitos quanto a identificação sexual, entre outros) e que requeiram ajuda especializada para elaborar estas dificuldades.

TRATAMENTO FAMILIAR (COODEPENDENCIA)

TRATAMENTO INTENSIVO GRUPAL

Indicado para toda e qualquer pessoa cuja vida tenha ficado fora de controle por viver uma relação doentia com um dependente químico. 
Estas pessoas geralmente apresentam problemas de ordem física e emocional, como dores físicas inespecíficas, problemas psicossomáticos associados a desânimo e tristeza constantes, dificuldade de lidar com limites, baixa estima, dentre outros.
O tratamento tem como objetivo ajudar o cliente a identificar a natureza básica de seus problemas, levando-o a separar-se da crise do dependente, promovendo a motivação para crescimento pessoal e desenvolvimento da auto estima, inserindo-o em um processo de recuperação contínuo.
Periodicidade: 18 sessões, sendo 1 por semana com 2 h cada.

PSICOTERAPIA ESPECIALIZADA EM CODEPENDÊNCIA (INDIVIDUAL)

Processo de tratamento realizado por profissionais especializados na área de codependência. Tem, como objetivo, identificar as origens da disfuncionalidade pessoal, elaborar possíveis traumas relacionados, realizar as conexões entre situação passada e atual motivando para autonomia individual e resolução de conflitos.

 

ão de conflitos.

 

l>